Redes de universidades: o caso da RUTyP

  • Pilatti, Luiz, Alberto; Lievore, Caroline Reitor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Brasil.
Palabras clave: Rede de universidades, Universidades Tecnológicas; Institutos Politécnicos.

Resumen

O objetivodo presente estudo, com um viés histórico,é discutir a consti­tuição da Red de Universidades Tecno­lógicas y Politécnicas da América Lati­na y el Caribe (RUTyP). O estudo é de caráter exploratório e documental. A RUTyP surge no cenário atual como a primeira rede de universidades tec­nológicas da América Latina, e visa através de um sistema cooperativo fortalecer o papel destas instituições tecnológicas no desenvolvimento social, econômico e cultural dos paí­ses envolvidos, utilizando a ciência e a tecnologia como instrumentos fundamentais para enfrentar os desa­fios do século XXI.A consolidação das instituições tecnológicas associadas, auxiliará no desenvolvimento so­cial e econômico da América Latina, tendo em vista as características ob­servadas neste modelo universitário. Com seis eixos estratégicosdefinidos: empreendedorismo; inovação; pes­quisa, desenvolvimento e transferên­cia; parques tecnológicos e cidades do conhecimento; responsabilidade social e ambiental; e ligação com os setores produtivos, a RUTyP é uma importante rede eencontra-se em fase de estruturação.

Biografía del autor/a

Pilatti, Luiz, Alberto; Lievore, Caroline, Reitor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Brasil.

Luiz Alberto Pilatti

Reitor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Brasil. Professor Titular na UTFPR.Bolsista Pro­dutividade em Pesquisa, Conselho Nacional de Des­envolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Membro do Comitê Diretivo da Red de Universidades Tecnológicas y Politécnicas da América Latina y el Caribe (RUTyP).

 

Caroline Lievore

Doutoranda em Ensino de Ciência e Tecnologia, Mes­tre em Engenharia de Produção, Universidade Tecno­lógica Federal do Paraná (UTFPR), Brasil.

 

 

Publicado
2019-07-14
Cómo citar
Lievore, Caroline, P. L. A. (2019). Redes de universidades: o caso da RUTyP. Revista Educación Superior Y Sociedad (ESS), 28(28), 127-154. Recuperado a partir de https://www.iesalc.unesco.org/ess/index.php/ess3/article/view/87