Educação superior de professores indígenas no Brasil: avanços e desafios do Programa de Licenciaturas Interculturais Indígenas

  • Gomes do Nascimento Rita Diretora de Politicas de Educação do Campo, Indígena e para as Relações Étinico-Raciais do Ministério da Educação (MEC)
Palabras clave: educação superior, povos indígenas, Prolind.

Resumen

O presente texto trata das políticas de promoção da educação superior para os povos indígenas no Brasil a partir da descrição do Programa de Apoio à For­mação Superior e Licenciaturas Indígenas (Prolind) criado em 2005. Esta descrição busca dar relevo ao protagonismo do movimento indígena na reivindicação do atendimento de suas demandas por formação superior. Refletindo sobre questões “práticas” ligadas à instituciona­lização do Programa como uma política de Estado, aponta também para algumas fragilidades, avanços e desafios institu­cionais na sua realização. Conclui-se que, para o seu êxito, o Prolind necessita da efetivação do regime de colaboração en­tre os diferentes atores sociais envolvidos, devendo estruturar-se, por conseguinte, através de uma colaboração intercultural.

Biografía del autor/a

Gomes do Nascimento Rita, Diretora de Politicas de Educação do Campo, Indígena e para as Relações Étinico-Raciais do Ministério da Educação (MEC)

Indígena do Povo Potyguara (Ceará- Bra­sil). Pós-doutorado no Programa de Estu­dos Pós-Doutorais (PEP) da Universidade Nacional Três de Fevereiro, Argentina (UNTREF, 2016). Doutora em Educação (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2009), com pesquisa sobre Edu­cação Escolar Indígena. Atualmente é Diretora de Politicas de Educação do Campo, Indígena e para as Relações Éti­nico-Raciais do Ministério da Educação (MEC). De 1998 até 2012 exerceu ati­vidades de docência e de pesquisa na Educação Básica e na Educação Superior, vinculadas à Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc) e à Universida­de Estadual do Ceará (UECE). É autora de vários artigos publicados em períodicos, revistas, capítulos de livros sobre a temá­tica da diversidade, direitos humanos, políticas educacionais, educação e edu­cação escolar indígena.

Publicado
2019-07-11
Cómo citar
Rita, G. do N. (2019). Educação superior de professores indígenas no Brasil: avanços e desafios do Programa de Licenciaturas Interculturais Indígenas. Revista Educación Superior Y Sociedad (ESS), 20(20), 49-76. Recuperado a partir de https://www.iesalc.unesco.org/ess/index.php/ess3/article/view/19