Universidades e desenvolvimento regional: ciência, tecnologia e inovação

  • Aldo Bona, Nelson; Fernandes; Marcio Ronaldo Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro),
Palabras clave: Universidades; Desenvolvimento Regional; Impactos da Inovação

Resumen

O presente artigo propõe uma re­flexão sobre o papel das Universida­des, especialmente as públicas, no desenvolvimento regional, a partir de uma tríade – Ciência, Tecnologia e Inovação. Faz-se uma revisão e com­pilação de literatura científica e de divulgação científica de escalas regio­nais, nacionais e globais, tomando-se como ponto de partida uma apresen­tação realizada em agosto de 2017 durante encontro latino-americano de redes de universidades e de con­selhos de reitores da América Latina e do Caribe, havido em Porto Alegre, Brasil. Outro ponto de partida é a esfe­ra de ação da Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM), entidade que responde por cerca de 45% das vagas ofertadas no Ensino Superior Público do Brasil. Ao final, pode-se auferir com clareza os enormes ganhos sociais, econômicos e culturais advindos da implantação, manutenção e fortale­cimento das universidades na socie­dade contemporânea, com enormes impactos positivos para o futuro das populações.

Biografía del autor/a

Aldo Bona, Nelson; Fernandes; Marcio Ronaldo , Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro),

Aldo Nelson Bona

Graduado em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor universitário com 25 anos de experiência na docência em Filosofia da Educação e Epistemologia da Ciência. Atualmente, exerce os cargos de reitor da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro), presidente da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM) e presidente da Câ­mara de Educação Superior do Conselho Estadual de Educação do Paraná (CEE/PR).

 

Marcio Ronaldo Fernandes

Jornalista diplomado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/Brasil), com 22 anos de atuação no Brasil e no exterior, como repórter, correspondente internacional e diretor de Redação. Doutor em Comu­nicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/Brasil), com doutoramento-sanduíche pela Universidade de Lisboa (UL/Portugal). Professor do Departamento de Comunicação Social (Decs) e chefe de Gabinete da Reitoria da Universidade Esta­dual do Centro-Oeste (Unicentro), Paraná/Brasil.

 

 

Publicado
2019-07-14
Cómo citar
Fernandes; Marcio Ronaldo , A. B. N. (2019). Universidades e desenvolvimento regional: ciência, tecnologia e inovação. Revista Educación Superior Y Sociedad (ESS), 28(28), 155-172. Recuperado a partir de https://www.iesalc.unesco.org/ess/index.php/ess3/article/view/88