Informe de experiencia de la gestión democrática de la Universidade Estadual do Rio Grande do Sul en tiempos de pandemia

Palabras clave: Educación Universitaria; Enseñanza Remota de Emergência; Pandemia; Gestión Democrática.

Resumen

Este documento tiene como objetivo informar la experiencia de la Universidade Estadual do Rio Grande do Sul en el proceso de implementación de un plan de retorno gradual y fuera del aula a las actividades docentes de la Universidad durante la pandemia causada por COVID-19. Se caracteriza por ser una experiencia basada en la investigación empírica con estudiantes, profesores y personal técnico de la Universidad para proporcionar datos relacionados con las condiciones de acceso a herramientas tecnológicas, internet y mapeo de grupos de riesgo. Dichos datos permitieron a la institución organizar, a través de una gestión democrática construida con la participación de representantes de todas las instancias de la comunidad académica, un retorno a la enseñanza remota y no presencial, gradualmente durante un semestre con una duración más corta.

Biografía del autor/a

Caroline Tavares de Souza Clesar, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Brasil

Licenciada em Física e Matemática pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, mestre e doutoranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professora assistente na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

Rochele da Silva Santaiana, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Brasil

Licenciada em Pedagogia pela  Universidade do Vale do Rio dos Sinos, mestre e doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora adjunta e Pró-reitora de ensino na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

Débora Vom Endt, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Brasil

Professora Adjunta e Coordenadora de Assuntos Acadêmicos da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Licenciada em Ciências Biológicas e mestre em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, doutora em Biologia Molecular Vegetal pela Universidade de Leiden. 

Percila Silveira de Almeida, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Brasil

Professora Assistente e Coordenadora de Qualificação Acadêmica da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande, mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas e doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria. Professora assistente na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

Publicado
2021-11-15
Cómo citar
Tavares de Souza Clesar, C., da Silva Santaiana, R., Vom Endt, D., & Silveira de Almeida, P. (2021). Informe de experiencia de la gestión democrática de la Universidade Estadual do Rio Grande do Sul en tiempos de pandemia. Revista Educación Superior Y Sociedad (ESS), 33(2), 584-606. https://doi.org/10.54674/ess.v33i2.471